Sustentabilidade: você já abraçou essa causa? Conheça o futuro do mercado.

Atualmente, discutimos muito sobre sustentabilidade, mas você entende o que significa?

Sustentabilidade: o que é?

Sustentabilidade é um conceito atual que faz referência à busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração desses pelos seres humanos como um princípio, ou seja, objetiva o equilíbrio entre oferta natural e consumo humano.

O termo sustentabilidade está intimamente ligado ao desenvolvimento sustentável, onde a sociedade passa a ter consciência que os recursos naturais não são infinitos e precisam ser considerados e cuidados, evitando ao máximo seu degaste.

O tripé da sustentabilidade

A sustentabilidade aborda três dimensões, equilibrando as esferas social, ambiental e econômica.

A sustentabilidade ambiental diz respeito à preservação do meio ambiente de maneira que a sociedade encontre o equilíbrio entre o suprimento de suas necessidades e o uso racional dos recursos naturais, sem prejudicar a natureza.

A sustentabilidade social compreende a participação ativa da população no desenvolvimento social através de propostas que visem ao bem-estar e igualdade de forma consoante com a preservação do meio ambiente.

A sustentabilidade econômica considera o desenvolvimento da economia de forma sustentável, sem prejudicar o suprimento das necessidades naturais para as futuras gerações.

Sustentabilidade empresarial, abrace essa causa!

A sustentabilidade empresarial é um caso à parte. São ações e políticas sustentáveis que uma empresa adota nas operações, desenvolvimento e produção de suas mercadorias ou serviços e está relacionada na forma como a empresa faz a gestão de seus impactos negativos no meio ambiente e em relação às pessoas mediante sua produção.

A sustentabilidade empresarial é parte do futuro do mercado. As empresas precisam considerar a redução máxima de seus impactos negativos assim como devem estar atentas às necessidades e bem-estar da comunidade onde se encontra.

Abrace essa causa! O futuro depende de uma atitude hoje!