Rótulos e rotulagem. O que são e quais as diferenças? Tire suas dúvidas aqui!

Todos nós, em algum momento, procuramos informações sobre o produto, principalmente em alimentos, antes da compra, correto?

Acerca dessas informações, há dois conceitos que você precisa saber o que são e quais as diferenças: rótulo e rotulagem.

Rótulo: o que é? Para que serve?

O rótulo tem a função de identificar o produto através de palavras e imagem ilustrativa e está preso ao produto, seja adesivado ou colado.

Os rótulos alimentícios, especificamente, são utilizados como comunicação entre o fabricante (produto) e o consumidor com informações que orientam o que será consumido. Porém, pesquisas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) demonstram que poucos consumidores dão importância ao que está escrito nos rótulos e/ou a metade das pessoas que possuem o hábito de ler os rótulos não compreendem as informações.

Rotulagem: o que é e para que serve?

De acordo a ANVISA, rotulagem é “toda inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva ou gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, gravada em relevo ou litografada ou colada sobre a embalagem do alimento.”

Na rotulagem, deve conter obrigatoriamente (ANVISA): lista de ingredientes do produto (colocados de forma decrescente em quantidade), origem do produto, prazo de validade, conteúdo líquido, o lote (produção), informação nutricional obrigatória e informações nutricionais complementares

Rótulo e rotulagem são importantes

Portanto, os produtos devem conter a rotulagem com todas as informações obrigatórias pois os rótulos são importantes fontes de informação a respeito dos produtos que estão no mercado. O hábito de ler rótulos e rotulagens deve ser adquirido para que possamos ter consciência e façamos boas escolhas no momento da compra. No caso de alimentos, ambos nos ajudam a manter e buscar uma alimentação mais saudável e/ou prevenir alergias e doenças.