Impressão digital e impressão offset: vantagens e diferenças

Impressão digital e impressão offset: vantagens e diferenças

Algo muito comum durante a impressão de uma projeto é a dúvida entre qual tipo de impressão utilizar.

Impressão em offset e impressão digital têm diferenças que influenciam principalmente no custo, na quantidade e no prazo para a produção de um material.

Impressão digital e impressão offset: vantagens e diferenças

Não podemos dizer que um processo é melhor que o outro. O que existem são diferenças que devem ser consideradas no momento da impressão relacionando com as características próprias do projeto.

Portanto, é muito importante o cliente conhecer as principais diferenças entre a impressão em offset e a impressão digital.

A impressão em offset

O método de impressão em offset utiliza chapas de alumínio para transferir a imagem para o substrato. Baseado no sistema CMYK (Ciano, Magenta, Yellow e Black), cada cor vai em uma matriz diferente e é impressa separadamente, formando a imagem.

Esse processo é mais recomendado em grandes tiragens.

A impressão digital

O método de impressão digital é bem mais simples. Nesse, a tinta é aplicada sobre o papel, a partir de um arquivo digital, feita de forma direta.

Devido ao processo simples, esse tipo de impressão é recomendado para impressões rápidas,  pequenas tiragens e impressões personalizadas. Trata-se do método mais utilizado pelas indústrias gráficas para as impressões comerciais.

É o método mais utilizado pelas indústrias gráficas para as impressões comerciais.

Principais diferenças entre os dois tipos de impressão

Custo x tiragem – é preciso levar em consideração a quantidade a ser impressa. Uma tiragem grande  demanda uma técnica como a offset. Já para pequenas tiragens a melhor opção é a impressão digital.

A impressão offset é considerada um dos mais eficientes métodos por permitir a velocidade, a tiragem, a qualidade e os diferentes tipos de gramatura de papéis e plásticos flexíveis, como o poliestireno.

Porém, a impressão digital já tem conseguido se equiparar à offset quando o assunto é qualidade e durabilidade dos materiais produzidos, permitindo, inclusive, praticamente os mesmos acabamentos e tipos de encadernações.

A Gráfica Fascreen

A Gráfica Fascreen é uma gráfica sólida no mercado com capacidade de impressão em offset e digital, sendo reconhecida pela qualidade, excelência, e responsabilidade.

Conheça nossos serviços e composições.