E-commerce: conheça esse novo conceito de mercado e invista!

O que é e-commerce?

E-commerce vem de duas palavras na língua inglesa, electronic commerce, que se traduz para comércio eletrônico, ou seja, todo o tipo de comércio realizado através de internet – través de computadores, celulares, tablets e demais dispositivos móveis e em sites de vendas e afins.

Esse tipo de comércio possui muitas vantagens, sendo uma ótima alternativa para novos comerciantes divulgarem a sua marca assim como para empresas já reconhecidas se reafirmarem no mercado e conquistarem novos consumidores.

O e-commerce reduz os gastos e investimentos do comerciante por não precisar de loja física, assim aumenta as vendas devido à facilidade para a realização das compras (apenas alguns cliques). É utilizado como uma loja virtual, possui vitrine de produtos e serviços, gerenciamento de estoques, recebimento de pedidos, acompanhamento das vendas, tudo como um comércio físico, porém eletrônico.

 

Tipos de e-commerce

Existem diferentes tipos de comércios realizados eletronicamente, que são: Business to Business, entre empresas e normalmente compreende produtos como matérias-primas ou peças para montagem de outros produtos.

Há também o Business to Consumer, entre empresa e consumidor, sendo mais tradicional, representa as lojas virtuais que vendem seus produtos diretamente para os consumidores finais, em sua maioria de varejo, possuem público-alvo amplo e um número maior de consumidores.

Outro tipo é o Consumer to Consumer, realizado entre consumidores finais que comercializam produtos entre si, podendo ocorrer através de fóruns e grupos.

E, por fim, o Direct to Consumer, caracterizando o comércio atacadista entre fabricantes e consumidores finais; apresenta mercadorias mais baratas e vendas em grande quantidade.

E-commerce próprio

O e-commerce próprio compreende uma loja virtual onde se configura um excelente canal de vendas  online para as empresas e pessoas; os lojistas podem comercializar os produtos dentro de um site criado com exclusividade, economizando e alavancando as vendas.

Se você ainda não possui e-commerce, invista nessa ideia!