Do campo para a mesa: os produtos de hortifruti precisam ser identificados. Saiba como!

Os alimentos percorrem um longo caminho para chegar até nós. Você já se perguntou quais são esses caminhos? Como é a viagem do campo para a mesa?

O Brasil possui uma alimentação básica. Nossos alimentos básicos são provenientes da agricultura e pecuária e percorrem uma grande ou longa trajetória até a nossa mesa.

Do campo para a mesa: os produtos de hortifruti precisam ser identificados. Saiba como!

Do campo à mesa, os produtos agrícolas passam por etapas que vão além da cadeia de produção: plantio, colheita, armazenamento e distribuição construindo o que conhecemos de sistema alimentar.

Diretamente do campo para as feiras de alimentos

Hoje vamos falar dos alimentos cultivados no campo, o hortifruti, que possuem muitas variáveis que afetam a produção, entre elas o cultivo e a colheita.

Os vegetais devem ser cultivados com todos os cuidados necessários: luz solar, irrigação, adubo, controle de pragas, dentre outros. Depois de colhidos, passam por diversas etapas até chegar ao mercado.

Dentre elas, podemos destacar: a limpeza, seleção, proteção, embalagens e bom armazenamento pois todos os cuidados devem ser tomados para que os alimentos cheguem a nossa mesa frescos e nutritivos.

Uma das etapas muito importante é o pós-colheita, na qual os alimentos são higienizados, embalados e identificados para que tenham período de vida útil satisfatório assim como melhoria na qualidade.

Um novo conceito nesta cadeia alimentar é o de rastreabilidade. Nesse,  a qualidade e a segurança dos alimentos durante todo o trajeto do campo à mesa é atestada e verificada, com o objetivo de coleta de dados sobre processos e ações que acontecem entre a lavoura e o ponto de venda como onde o alimento foi cultivado, o nome do agricultor, tratamentos feitos na lavoura, quem comprou, processou e vendeu o produto.

Etiquetas Fascreen

Dentro das etapas finais na produção de hortifruti está a embalagem e a identificação que devem ser realizadas para que o produto comunique com o consumidor final e com o transporte, assim como a rastreabilidade.

A Gráfica Fascreen possui qualidade excelência na confecção de etiquetas para embalagens, autoadesivas assim como etiquetas Tag label, ideais para hortifruti tanto de pequenos, quanto médios e grandes produtores.

A Fascreen também desenvolve soluções em etiquetas como as que participam do sistema rastreabilidade contendo todas as informações necessárias para o rastreio e posterior caracterização dos produtos ( via rótulos, código de barras ou QR codes).

Acompanhe nossas redes sociais!