Acabamentos para impressão: conheça alguns destaques

Como qualquer produto, as impressões recebem maior valor dependendo de seu acabamento. Ou seja, os acabamentos são aqueles detalhes finais e funcionais que agregam valor, cooperam para as vendas ou divulgação, proporcionam maior destaque e “ganham” a atenção dos clientes.

Tipos de acabamentos

Nesse momento, destacamos 5 tipos de acabamentos bastantes conhecidos:

1- Refile ou corte

O refile utilizado para deixar o impresso em seu formato final e desejado pelo cliente, através de cortes feitos de forma linear. Geralmente utilizado para formatos retos de impressos como folders, cartões de visitas, panfletos.

2-Dobra

A dobra é literalmente uma dobra, geralmente utilizada em folders, revistas, livros, dentre outros. Para essa técnica, utiliza-se uma gramatura de papel baixa, de 150g, facilitando a modelagem.

3- Vinco

O vinco é uma marcação de dobra realizada em papéis de gramatura mais alta como cartão. Encontramos em cartões, folders, convites e embalagens.

Um detalhe: esse acabamento não pode ser feito junto com o verniz para não danificar o produto.

4- Verniz Total

O verniz é um acabamento próprio para dar brilho ao produto. No processo, é aplicada uma tinta de alto brilho no papel, durante a impressão. Quando o verniz é total, aplica-se em todo o papel, podendo ser nas capas ou também na parte interna.

Muito conhecido como UV total, é um ótimo acabamento e muito utilizado!

5- Verniz Localizado

Em casos em que o cliente quer um brilho parcial, utiliza-se o verniz localizado. Ou seja, aplica-se o brilho em determinados locais no impresso. Nesses casos, geralmente a aplicação é manual e torna o produto um pouco mais caro. Porém, o produto final é mais sofisticado.

Essa técnica de acabamento é chamada de UV local.

A Fascreen

A Fascreen Gráfica está sempre disposta a atender todas as necessidades de seus clientes, com alta tecnologia de impressão e diversidades de acabamentos. Conheça nossas opções!